quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Volta As Aulas SOS!

Oie, se você viu o titulo do post e achou estranho, relaxe pq até o final do post voce mudará de ideia.

Bem, esse ano eu vou cursar o 3 ano, então... É q eu já sou aquele tipo de pessoa q mal virou o ano e já está pensando no primeiro dia de aula, então imagina só esse a minha ansiosidade esse ano, ele vai ser o meu ultimo-primeiro-dia-de-aula em um colégio. Eu fico nervosa cada vez que eu penso nisso #Ansiosíssima.
Tipo eu estava na metade de dezembro e já estava pensando no material da escola, na roupa, na make, em como vai ser... acredite pq é sério. Mal tinha acabado 2014 e eu já tava pesquisando penteados, roupas, makes, mochilas... Eu gosto muito de ver os posts da Capricho, TodaTeen e Atrevida, sobre volta as aulas, e sempre nas revistas vem uma matéria sobre isso tudo que eu falei. Enfim, eu vou postar algumas dicas pra voces voltarem contudo em 2015 #Poderosas (rs).

Bem eu dei uma lida em algumas matérias desses sites-revistas, bem vou começar falando sobre o primeiro dia de aula e de dicas para se sentir mais confortável e menos nervosa.

Como lidar com o primeiro dia de aula

"O mês de janeiro está chegando ao fim e, com ele, as férias. A partir de agora começa um novo ano letivo e o primeiro passo para essa nova fase é o temido primeiro dia de aula. Para muita gente(como eu), ele é motivo de noites mal dormidas, ansiedade e um nervosismo sem tamanho. Mas será que o comecinho das aulas é mesmo motivo para tudo isso?
Mais do que o primeiro dia de aula em si, o que deixa todo mundo nervoso é a novidade, a mudança. A psicóloga Julia Milani explica que isso acontece porque nosso cérebro não tem como “criar a imagem” daquilo que não viu ainda, ou seja, do que não foi vivido. Por isso, a imaginação busca mil e uma alternativas para essa nova situação.
Para quem está muito nervoso, a psicóloga indica que alguns passos sejam antecipados para não deixar toda a surpresa para um dia só: se a escola é nova, vale a pena ir lá antes para conhecer o caminho; ir para a nova sala de aula acompanhada de um amigo e depois ir até a dele para que ambos tenham companhia; conversar com os amigos que já começaram a ir ao colégio e ver como foi o dia deles… Dessa forma, fica mais fácil ver que, longe de ser um pesadelo, esse primeiro dia pode ser cheio de descobertas e novos amigos para acompanhar ao longo do ano."

Eu curti esse post, ele deu uma explicada né, e realmente eu não to nervosa pq é o primeiro dia de aula, eu to nervosa pq eu não sei como vai ser esse ano, e esse ano é o ano "decisivo" na minha vida, e eu não sei o q vou fazer quanto 2015 acabar, e eu acabo ficando mais nervosa pq o ano mal começou e eu já to pensando no ano q vem. Eu tenho esse mal de ser ansiosa e sofrer por antecipação. Mas esse post foi bem legal, mas se ainda não resolveu seus problemas aqui vai outro:


10 dicas para chegar na escola nova arrasando (vale pra quem quer mudar esse ano)

"É triste se despedir da sua escola antiga, mas o que mais dá medo é enfrentar tuuudo novo: colegas, professores, salas de aula... S.O.S! Pra ajudar você nesse momento tão difícil, pedimos ajuda da psicopedagoga Gisela Rodrigues, formada em pedagogia pela USP. Ela deu algumas dicas sobre como se adaptar em um ambiente novo. Se liga:

1. Encontre um meio-termo
Não seja nem muito fechada, nem muito exibida. Os dois extremos são ruins e o ideal é sempre encontrar o meio termo!

2. Vista sua roupa da sorte
A gente sempre tem aquela roupa preferida e superconfortável, com a qual se sente linda, né? Se seu colégio não tiver uniforme, aposte nela para o primeiro dia. Parece algo simples, mas vai te ajudar a se sentir bem. Se precisar usar uniforme, pode apostar no acessório de que mais gosta.

3. Leve algo para ser a sua “segurança”
Pense em alguma atividade para te entreter enquanto não tiver nada para fazer. Pode ser ouvir música, ler uma revista, jogar um joguinho no celular... Vale tudo para não parecer sozinha!

4. Evite espaços muito abertos
Principalmente se já for meio tímida, evite ficar sozinha em espaços grandes e abertos, como o meio do pátio. Prefira locais mais seguros, como a fila da cantina, onde você pode até aproveitar para puxar um papo com alguém.

5. Seja aberta a conversas
Busque se aproximar de algumas pessoas. Uma dica legal é iniciar conversas com outras pessoas novas no colégio. Afinal, eles estão passando pela mesma situação que você, certo?

6. Seja você mesma
Não tente imitar as pessoas do seu colégio novo. Esse não é um bom jeito de começar! Seja apenas você mesma.

7. Evite intrigas
Seja simpática com todos, nada de se meter em brigas ou divisões que já rolam na sala logo no começo! Não crie problemas e nem barreiras para si mesma no futuro.

8. Cuidado com os espaços das pessoas
Você está entrando em um ambiente que já existe e já funciona de uma certa maneira.  Preste atenção em como é, para não cometer nenhuma gafe. Fique ligada para não invadir esses espaços e arrumar problemas logo de cara.

9. Prepare sua história
É possível que algum professor te apresente para turma ou pergunte algo sobre você. Pense antes o que deseja falar, afinal, a sala inteira pode estar prestando atenção. Nessa primeira apresentação, você pode revelar onde morava, onde estudava e porque mudou, por exemplo.

10. Não julgue
Julgamento é ruim de qualquer jeito, mas em situações em que você é nova, é pior ainda. Não fale mal das pessoas que já fazem parte do grupo. Você pode acabar falando de alguém para um amigo dessa pessoa."

Eu achei os dois posts bem uteis, mas agora vai as minhas dicas de volta as aulas

Espero que tenham gostado das dicas e que elas tenham ajudado voces. Compartilhe nos comentários como voce está se sentindo, se voce está mais relax ou esta nervosa como eu? E deixe a sua dica para o primeiro dia de aula, se voce tem alguma mania ou "ritual" pro primeiro dia de aula. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário